Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



22 de junho de 2008

15/06/2008

PROVOCARE FM ESTRÉIA
NESTE DOMINGO NA JOVEM PAN
.
A primeira entrevistada será a colunista social Jak Catena
.
O Programa Cultural PROVOCARE FM está de volta na rádio sorocabana. A partir deste domingo,15/06, será exibido pela Rádio Jovem Pan Sorocaba (91,1 Mhz), a partir das 8 horas da manhã. Os internautas também podem ouvir pelo site www.jovempansorocaba.com.br.
O PROVOCARE FM foi veiculado por dois anos na Rádio Cruzeiro FM. O formato é de uma “revista radiofônica”, apresentada por Míriam Cris Carlos, no qual, além de entrevistas com pessoas ligadas aos mais diversos segmentos da sociedade, mantém parcerias com diversas instituições que fornecem quadros relacionados à literatura, história do rádio e preservação da memória. Já recebeu três prêmios jornalísticos, sendo dois deles relacionado à área de Direitos Humanos, com reportagens veiculadas no programa.
O diretor do programa, Werinton Kermes, ressalta a ousadia dos administradores da Rádio. “Acredito que a Jovem Pan está sendo corajosa em nos oferecer este espaço. O PROVOCARE FM não segue a linha de programação mantida por esta emissora. Nosso objetivo é debater assuntos relacionados com sociedade, cultura e arte e também valorizamos as manifestações artísticas da nossa região. Confesso que ficamos surpresos com o convite do diretor da emissora, mas ao mesmo tempo estamos lisonjeados, pois a Jovem Pan está completando 20 anos e é muito conceituada, principalmente no jornalismo que desenvolve. Neste momento a Jovem Pan renova a sua programação, oferecendo aos ouvintes um leque maior de opções”, contou.
A proposta do PROVOCARE é desenvolver um trabalho de inclusão, usando para isso os meios de comunicação. “Trata-se de um programa de entrevistas que deixa o entrevistado falar. Pela comunicação, além de informar, também é possível formar, fazer refletir e proporcionar inclusão. Nesta nova fase, vamos dar espaço para entidades, ONGs, pessoas anônimas, que também compõe a sociedade. Vamos criar um quadro em que destacaremos os bairros da cidade, outro sobre personalidades que contribuíram com a nossa história”, explicou a doutora em comunicação Miriam Cris Carlos, apresentadora do Programa. Além disto, então previstas entrevistas com personalidades artísticas nacionais.
Outra novidade são as vinhetas. Elas foram gravadas pela radialista Zilá Gonzaga, a voz feminina mais conhecida do rádio sorocabano. “Além dela, também vamos convidar outros radialistas da cidade, que fazem parte desse meio de comunicação. Assim, resgatamos e valorizamos nossos profissionais”, disse Kermes.
A produção do programa é realizada pela jornalista Luciana Lopez, com assistência de Cintian Moraes. Os trabalhos técnicos ficam por conta de Carlos Cepa.
.
Programa de estréia na Jovem Pan
.
A entrevistada da estréia é a colunista social do Jornal Bom Dia Sorocaba, Jak Catena. Desde 2006 atuando neste segmento, ela inovou e criou até polêmicas na cidade com as notas que divulga. Ele vai comentar o trabalho que desenvolve, que além de comentar eventos, se atenta à política e até às questões relacionadas com comportamento e responsabilidade social.
Ela é formada em Administração de empresas com Pós-graduação em Marketing e Comunicação pela Uniso. Atualmente cursa MBA em Gestão de Marketing e comunicação na Esamc. Desde 2006 é colunista social do Jornal Bom Dia Sorocaba e também dirige a agência de eventos Adapta Marketing.
No decorrer do Programa, Jak Catena vai explicar o processo de produção e edição da coluna no Bom Dia, como se relaciona com o público e a dimensão atingida, que segundo ela, se destaca no Jornal Bom Dia. Vai falar inclusive sobre as críticas que recebe: “só dói na primeira vez”, definiu.
A programação musical destaca o grupo Língua de Trapo, que marcou toda uma geração com sua irreverência e originalidade, influenciando artistas importantes como Mamonas Assassinas, Falcão, André Abujamra, entre outros.
O programa também traz uma homenagem ao artista plástico Paulo de Andrade, que faleceu no último domingo, por conseqüência de problemas cardíacos. Ele era gaúcho, por muito tempo realizou trabalhos em Sorocaba e residia em Piedade, local em que possuía um restaurante que funciona dentro de um vagão de trem. Serão exibidos trechos de uma entrevista realizada com ele recentemente pelo PROVOCARE FM.
.
.

Míriam Cris Carlos
.
Míriam Cristina Carlos Silva é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, roteirista, produtora cultural, poeta, escritora, compositora, professora universitária e do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba- UNISO e integrante da Academia Sorocabana de Letras.
Recebeu diversos prêmios em concursos literários e culturais. É colaboradora da Revista PROVOCARE e apresentadora do Programa PROVOCARE TV.
.
.
Histórico do PROVOCARE
.
PROVOCARE (“fazer pensar” em latim) é um projeto multimídia alternativo, que surgiu há três anos por iniciativa de profissionais da comunicação, com a proposta de promover a inclusão através da comunicação. A primeira mídia utilizada pelo projeto foi um tablóide, que posteriormente se transformou na Revista PROVOCARE. Em 2006 foi criada a Editora PROVOCARE e, em seguida, o Programa de rádio PROVOCARE FM, o Portal PROVOCARE, o Programa de Rádio Povo Marcado e o PROVOCARE TV (veiculado pela TV COM – NET – Sorocaba). Além disso possui blogs para cada mídia.
.

_____________
Luciana Lopez
provocarefm@yahoo.com.br
.
.
A colunista social Jak Catena é a primeira entrevistada
por Míriam Cris Carlos nos estúdios da Jovem Pan Sorocaba
.
..
.
__________________
.

Nenhum comentário: