Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



28 de abril de 2008

Portal Imprensa » Últimas Notícias
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/04/28/imprensa18974.shtml
Publicado em: 28/04/2008 11:31

Programa "Provocare FM" deixa
de ser transmitido no rádio e vai para TV

Redação Portal IMPRENSA

Na sexta-feira (25) foi ao ar pela última vez na rádio Cruzeiro FM o programa "Provocare FM". Depois de dois anos na rádio, os produtores do programa optaram por não renovar o contrato com a emissora de Sorocaba, interior de São Paulo.
.
De acordo com o jornalista Werinton Kermes, diretor do programa, a opção se deu porque o perfil da rádio não se encaixava mais com o do programa.
O programa é parte de um projeto de mídia alternativa que tem como proposta promover a inclusão através da comunicação. Este inclui uma revista, uma editora, um portal de Internet e, a novidade, um programa de TV.
.
O programa "Provocare TV" será transmitido em TVs a cabo da região de Sorocaba a partir de maio.
.
O arquivo com os programas destes dois anos foram reunidos em uma coletânea de CDs que serão disponibilizados para escolas de comunicação, museus da imagem e do som de 15 capitais brasileiras, entre outras instituições.
.
Veja a entrevista com o diretor do programa, Werinton Kermes.
.
IMPRENSA - Como surgiu o programa?
.
Werinton Kermes -
Provocare ("fazer pensar" em latim) é um projeto de mídia alternativa que surgiu há três anos por iniciativa de profissionais da comunicação, com a proposta de promover a inclusão através da comunicação.A
primeira mídia utilizada pelo projeto foi um tablóide, que posteriormente se transformou na Revista Provocare.
.
O programa "Provocare FM" foi veiculado por dois anos na Rádio Cruzeiro FM. Trata-se de uma rádio com concessão para ser Educativa e Cultural, mantida pela Fundação Ubaldino do Amaral.
Como percebemos que a programação da rádio estava descaracterizada, nossa proposta foi em colaborar no sentido de reafirmar a linha original.
.
IMPRENSA - Qual era a proposta do programa? Que temas ele tratava?
.
Kermes -
O formato era de uma "revista radiofônica", apresentada por Míriam Cris Carlos, no qual, além de entrevistas com pessoas ligadas aos mais diversos segmentos da sociedade, mantinha parcerias com a Rádio Câmara, Museu da Pessoa e com o SESC, que forneciam quadros relacionados à literatura e poesia.
Além disso, o programa tinha uma preocupação em preservar a memória com quadros relacionados a história do rádio e de pessoas que desenvolveram atividades culturais.
.
IMPRENSA - Por que o programa "Provocare FM" deixará de ser transmitido?
.
Kermes -
O programa chegou ao fim porque a rádio vem buscando um novo perfil, mais "comercial", até mesmo por uma questão de sobrevivência da própria rádio.Ficamos dois anos no ar e optamos por não dar continuidade ao contrato. Hoje estamos trabalhando no "Provocare TV", que seguirá o mesmo formato do programa de rádio e vai ser veiculado em TVs a cabo da região de Sorocaba e na TV ABERTA a partir de maio.
.
IMPRENSA - Há possibilidade de que o programa volte ao ar?
.
Kermes -
Sim. Estamos em busca de uma rádio que tenha o nosso perfil e que esteja disposta a dar espaço para temas como diversidade cultural, religiosa, sexual, política, racial e tudo aquilo que diz respeito às minorias e àquelas pessoas que não consegue espaço nos grandes meios para expressar suas convicções.

Nenhum comentário: