Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



10 de dezembro de 2008

14/12/2008

Arte e loucura no PROVOCARE FM


PROVOCARE FM entrevista e sorteia livro de Jorge Anthonio e Silva

......O entrevistado deste domingo (14/12) no Programa PROVOCARE FM será o professor e crítico de arte Jorge Anthonio e Silva. Ele é graduado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela USP, mestre em comunicação e semiótica pela PUC – São Paulo e doutor em artes também pela PUC. É professor titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UNISO. Publicou os livros: “Arte e Loucura - Arthur Bispo do Rosário”, pela EDUC/FAPESP; “O Fragmentro e a Síntese”, editora Perspectiva; “Ivonaldo: Naïve Painters Brazil” – pela Empresa das Artes e “Anuário Brasileiro de Artes Plásticas”, pela editora Roma em 2006, entre outros. É curador de arte e crítico associado à APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes, diretor cultural da ONG “Ação Ética & Cidadania e consultor ad hoc da FAPESP.

......O programa tratará da arte e loucura. Jorge conta sobre suas primeiras experiências com a arte, e como ela chamou sua atenção, e disserta sobre o tema com a competência que tem no assunto. Sobre a loucura, o entrevistado falará detalhadamente sobre a vida de Arthur do Bispo Rosário, artista plástico brasileiro que nunca teve conhecimento do que é ser artista. Sua arte foi toda concebida em um hospício, onde desenvolveu um interessante processo criativo, que é referência até hoje no mundo das artes. Só foi descoberto na década de 80, com a maior discussão e preocupação os ditos “hospícios”, e é até hoje conhecido nacional e internacionalmente pela sua importância e contribuição artística. Nesta edição do PROVOCARE FM, os ouvintes que mandarem e-mails para o provocarefm@yahoo.com.br com críticas, opiniões ou sugestões, concorrerão ao livro “Arte e Loucura - Arthur Bispo do Rosário”, de autoria do entrevistado.

......A programação musical traz a voz de Ceumar. Cantora mineira que lançou o primeiro disco, “Dindinha”, em 2000, depois de impressionar nomes como Zeca Baleiro, Zé Miguel Wisnick e Tom Zé com sua afinação perfeita e sua musicalidade envolvente e seus ritmos universalmente regionais.

......O quadro "Memórias da literatura" que é produzido pelo Museu da Pessoa, nos apresenta Marçal de Aquino, jornalista que, no ofício de reportar o cotidiano, aprender a observar detalhadamente a vida cotidiana. Dessa sua experiência, nasceu o premiado livro “O Amor e outros objetos cortantes”, além de outros livros e roteiros, como “Ação entre amigos” e “O Invasor”, ambos do diretor Beto Brant.

......O Programa é transmitido a partir das 8 horas da manhã pela Rádio Jovem Pan Sorocaba (91,1 Mhz). Os internautas também podem ouvir pelo site www.jovempansorocaba.com.br.

......O PROVOCARE FM tem a apresentação de Míriam Cris Carlos. A produção do programa é realizada por Luciana Lopez, com assistência de Rodrigo Lopes. Os trabalhos técnicos ficam por conta de Pedro Esmeraldo e direção geral de Werinton Kermes. O programa tem apoio cultural de Voltec Instrumentos Musicais, Grand Hotel Royal, Cobre Festa, Auto Posto Mangueira, M.E.H Sites e Hospedagem e do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Rodrigo Lopes

Nenhum comentário: