Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



22 de abril de 2009

24/04/2009

PROVOCARE FM destaca a cupópia




A “cupópia”, língua falada por alguns habitantes da comunidade negra do Cafundó, em Salto de Pirapora, é um dos assuntos de destaque no Programa PROVOCARE FM desta sexta-feira (24/04).
O entrevistado da edição é o escritor e pesquisador Dr. Sílvio Vieira de Andrade Filho, que recentemente relançou o livro “Um estudo sociolingüístico das comunidades negras do Cafundó, do antigo Caxambu e de seus arredores”, cuja primeira edição foi lançada em 2000. O escritor é natural de Guareí, mas atualmente mora em Sorocaba. É graduado em Letras, com Pós-graduação em Filologia Romântica na Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Lingüística na PUC Campinas e Doutor pela USP.
Ele conta diversas curiosidades das comunidades do Cafundó e do antigo Caxambu (Sarapuí), principalmente em relação a fala que era comumente utilizada pelos escravos que habitavam esses locais. Hoje, a cupópia, só é falada no Cafundó, mas mesmo nesse local, a língua se encontra ameaçada de extinção. A origem africana e o processo de formação das palavras, são detalhadas pelo entrevistado.
“Certamente este programa ampliará o conhecimento do ouvinte, uma vez que traz, de forma muito esclarecedora, dados históricos e curiosos dessas comunidades da nossa região”, afirmou a produtora Luciana Lopez.
E a programação musical destaca, não por acaso, o sambista, cantor e compositor Geraldo Filme. Paulista do interior, foi ainda criança morar na capital do estado. Do pai herdou o gosto pela música, mas foi com a avó que conheceu os cantos dos escravos que influenciaram sua formação musical. Aos 10 anos compôs o primeiro samba e tem seu nome ligado à história do carnaval paulista. Nos últimos anos de vida trabalhou na organização do carnaval na cidade de São Paulo, tornando-se uma referência da cultura negra paulistana. Muitas das suas obras trazem elementos dos jongos, vissungos e batuques.
O PROVOCARE FM ainda exibe os quadros “Sabor e Poesia”, poeticamente produzido por Míriam Cris, que nesta edição destaca o pão; “Memórias da Literatura”, produzido pelo Museu da Pessoa, e “Mitos brasileiros”, que fala sobre a Mula-sem-cabeça.
O programa, recheado de informações, músicas, cultura, poesia, literatura e folclore, vai ar nesta sexta-feira (24/04), às 15 horas, pela Rádio Cruzeiro FM (92,3 Mhz), com reprise no próximo sábado às 10 horas. Também pode ser ouvido pelo site www.cruzeirofm.com.br. É apresentado por Míriam Cris Carlos, tem a direção de Werinton Kermes, trabalhos técnicos de Fábio Costa, produção de Luciana Lopez e assistência de produção de Edgar Gonçalves. Os ouvintes podem entrar em contato pelo e-mail provocarefm@yahoo.com.br


PROVOCARE FM – porque ouvir é diferente de escutar


Nenhum comentário: