Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



28 de maio de 2010

PROVOCARE FM NO CAMINHO DAS TROPAS

O estúdio-móvel do PROVOCARE FM estacionou no caminho das tropas em Sorocaba, mais propriamente na Igreja do bairro Aparecidinha, e traz para os ouvintes uma entrevista exclusiva com um dos maiores pesquisadores do tropeirismo da cidade, Sérgio Coelho de Oliveira. O programa vai ao ar neste sábado, 29/05, às 11h, pela Rádio Cruzeiro FM (92,3 Mhz), e também poderá ser ouvido pela internet em tempo real, através do site www.cruzeirofm.com.br.

Mais conhecido como “Pinga”, Sérgio Coelho de Oliveira é jornalista, pesquisador, escritor e historiador especialista em História regional. Foi editor chefe dos principais jornais sorocabanos e nas suas pesquisas, reportagens e edições sempre salientou a cultura sorocabana. Reportou muitas histórias do campo, tendo noticiado pela primeira vez a comunidade do Cafundó. Foi o único repórter a cobrir a prisão de estudantes em Ibiúna na época da ditadura do Brasil. Ocupa a cadeira número 17 da Academia Sorocabana de Letras, cujo patrono é Gonçalves Dias. Publicou três livros, entre eles “Os espanhóis” e “Os Espantalhos” e possui uma vasta pesquisa sobre o tropeirismo.

No programa, o entrevistado fala sobre as pesquisas que desenvolve sobre o tema, inclusive critica a falta de políticas públicas relacionadas à preservação da nossa história, um problema que existe há décadas, segundo ele. Outro assunto abordado é a colonização espanhola em Sorocaba, estudada profundamente pelo pesquisador, resultando inclusive no único livro sobre o tema já publicado. Sérgio Coelho fala também sobre a sua carreira de jornalista, faz uma análise desse segmento na cidade e conta quais são as pesquisas atuais que realiza.

A apresentadora, Dra. Míriam Cris Carlos, comenta alguns aspectos e a importância histórica do bairro, e também da Igreja construída em 1785, sendo a segunda do Brasil em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Os tropeiros que por ali passavam, faziam suas orações (pedidos e agradecimentos) a padroeira do Brasil para suas viagens.

As músicas desta edição do PROVOCARE FM privilegiam composições regionais que trazem o meio rural como tema.

O programa foi produzido por Isabella Reis e Luciana Lopez, a responsável pela operação técnica do estúdio móvel e pela edição de áudio é Mel Carvalho e a direção geral é do jornalista Werinton Kermes.

Mais informações pelo blog: http://www.provocarefm.blogspot.com/

(escrito por Luciana Lopez)












Nenhum comentário: