Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



18 de dezembro de 2009

O sistema carcerário na pauta do PROVOCARE FM


O sociólogo Mário Miranda, da Funap, participa do Programa na Rádio Cruzeiro FM



O programa PROVOCARE FM desta semana discute a situação carcerária e temas relacionados à cidadania com o sociólogo Mário Miranda.

Formado pela FESP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Miranda é especialista em Direitos Humanos pela USP – Universidade de São Paulo. Atualmente atua na FUNAP - Fundação de Amparo ao Preso “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” - e desenvolve pesquisas relacionadas à questão carcerária, além de ser coordenador de educação social, empregabilidade e cidadania no projeto Carpe Diem, do CDP – Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

No programa, Miranda explica como funciona o Projeto Carpe Diem, fala sobre a importância dos trabalhos realizados pela FUNAP, além de provocar uma reflexão sobre cidadania e relações humanas. Ele explica também quais são as vantagens e como são estabelecidas as parcerias com as empresas para empregar um ex-detento.

Além disso, o entrevistado fala sobre as pesquisas que já desenvolveu enquanto sociólogo com temática relacionada à violência. Conta que já realizou trabalhos em comunidades carentes do Rio de Janeiro e pode conhecer a realidade da criminalidade de perto, o que o ajudou no desenvolvimento de suas pesquisas e também a desenvolver projetos e trabalhos com os internos.

O quadro “Memórias da Literatura” traz uma história relacionada ao tema: conta a vida de Luiz Mendes, um criminoso que conheceu a literatura na cadeia e, com a ajuda dos livros, conseguiu dar a volta com cima. O entrevistado repercute no programa como ele observa as ações culturais que podem ser desenvolvidas para a recuperação do encarcerado. “A arte é fundamental para despertar a sensibilidade e fazer com que a pessoa possa enxergar a si mesmo e a própria realidade de outra forma”, disse Miranda.

A programação musical desta edição traz composições que retratam a problemática social relacionada à questão carcerária brasileira.

O programa vai ar nesta sexta-feira (18/12), às 14 horas, pela Rádio Cruzeiro FM (92,3 Mhz), com reprise no próximo sábado às 11 horas. Também pode ser ouvido em tempo real pelo site http://www.cruzeirofm.com.br/.

É apresentado por Míriam Cris Carlos, tem a direção de Werinton Kermes, trabalhos técnicos de Mel Carvalho, produção de Luciana Lopez e assistência de produção de Samira Galli. Os ouvintes podem entrar em contato pelo e-mail provocarefm@yahoo.com.br
PROVOCARE FM – porque ouvir é diferente de escutar

Att,
Samira Galli

Nenhum comentário: