Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



25 de fevereiro de 2010

Cruzeiro Educação e PROVOCARE FM iniciam a temporada 2010


Os programas retornam às exibições inéditas após um período de
férias e com uma novidade: um estúdio móvel possibilitará gravações externas

No próximo fim de semana a Rádio Cruzeiro FM (92,3 Mhz) voltará a transmitir os programas PROVOCARE FM e Cruzeiro Educação, apresentados pela doutora em Comunicação e professora de Mestrado da Universidade de Sorocaba (Uniso), Míriam Cris Carlos.

Com novos horários na grade de programação da Rádio Cruzeiro FM, os programas serão semanais. O PROVOCARE FM irá ao ar todos os sábados, às 11 horas da manhã e o Cruzeiro Educação poderá ser ouvido todos os domingos às 9 horas da manhã, inclusive pelo site www.cruzeirofm.com.br, em tempo real.

O local em que as gravações serão realizadas ganha destaque entre as novidades que os programas trazem para 2010. A partir de agora, os programas serão gravados em diferentes espaços de Sorocaba e região que se transformarão em estúdio. Uma praça, uma escola rural, a sombra de uma árvore e as margens de um rio, por exemplo, são espaços que poderão ser utilizados. “Teremos um estúdio móvel e a nossa intenção é ir até os nossos entrevistados, utilizando para isso espaços alternativos. Assim, acredito que ficaremos mais próximos da comunidade. Sempre tentarei descrever para os ouvintes o espaço em que estarei. No caso do programa Cruzeiro Educação poderemos presenciar a educação, além de ouvir aqueles que atuam na área”, explicou a apresentadora Míriam Cris.

Em relação à estrutura dos programas, as produtoras e editoras Isabella Reis e Luciana Lopez explicam que pretendem manter o alto padrão de sempre, com uma programação musical de boa qualidade e entrevistados que realmente fazem a diferença em suas áreas de atuação. A equipe conta ainda com a repórter Marcela Rodrigues, que irá realizar matérias jornalísticas para ambos os programas. “Quero fugir do lugar-comum e fazer reportagens com conteúdos mais abrangentes e menos óbvios. Essa é a nossa proposta”, afirmou Marcela.

O Programa PROVOCARE FM existe desde abril de 2006, nesses quase quatro anos já conquistou cinco prêmios jornalísticos, sendo três oferecidos pela Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) em parceria com o Grupo Schaeffler, com reportagens da jornalista Luciana Lopez e dois troféus oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba como melhor Programa Jornalístico e Musical de FM. Já o Programa Cruzeiro Educação está no ar desde junho de 2009 e também já conquistou um prêmio jornalístico da ASI/SCHAEFFLER, com reportagem realizada por Isabela Reis.

Considerando os dois programas, estima-se que mais de 300 pessoas já tenham sido entrevistadas. Segundo o diretor geral dos programas, o jornalista Werinton Kermes, a intenção é realizar um panorama geral da nossa sociedade, tratando temas diversos, sempre respeitando e dando espaço e voz para os entrevistados. “Estamos reiniciando nossos projetos neste ano e temos um compromisso, no caso do PROVOCARE FM, com a sociedade, com a cultura e com a arte. Já com o Cruzeiro Educação, nosso compromisso é levar um debate sobre a educação em todos os seus níveis”, disse Werinton.

A equipe também preocupa-se com a qualidade do áudio das gravações com o estúdio móvel. A responsável pelos trabalhos técnicos será a operadora de áudio Mel Carvalho. “Será um desafio para mim formatar tecnicamente os programas. Com a nova proposta, o diretor quer explorar os espaços mais inusitados de Sorocaba e até da região. Estou muito feliz com o desafio e com o fato de participar de um projeto inédito em um programa radiofônico de uma hora com músicas e entrevistas. Estarei sempre atenta aos pequenos detalhes que possam interferir na qualidade do som e farei o possível para minimizá-los”, afirmou Mel.

Programas de estréias

Na reestréia do PROVOCARE FM, no próximo sábado (27/02), às 11h, a entrevistada será a responsável pela Biblioteca Municipal de Sorocaba, Margarete Moreno Cômitre. Ela irá contar um pouco da história da instituição, que completou 30 anos no ano passado. Também vai falar algumas curiosidades do local e do acervo, comentar quais são as atividades desenvolvidas no espaço atual e suas impressões acerca do trabalho que realiza. O programa foi gravado na própria biblioteca, ladeado de estudantes, pesquisadores, livros e principalmente de cultura.


O Cruzeiro Educação trará em seu primeiro programa inédito de 2010, no próximo domingo (28/02), às 9h, o novo Reitor da Uniso Fernando de Sá Del Fiol, que tomou posse neste mês. No programa, ele fala de seu envolvimento com a educação e com a Universidade, comentando desafios e projetos. A gravação foi realizada nas dependências dos estúdios de comunicação da própria instituição, sendo observado por estudantes de diversos cursos.


Mais informações sobre os programas podem ser obtidas nos blogs: http://cruzeiroeducacao.blogspot.com/


Luciana Lopez

Nenhum comentário: