Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



23 de abril de 2010

PROVOCARE FM completa 4 anos e ainda busca parcerias

Programa de rádio faz aniversário e terá programação especial

Desde abril de 2006 no ar, o Programa PROVOCARE FM, que é transmitido semanalmente pela Rádio Cruzeiro FM (92,3), terá uma edição especial no próximo sábado, 24/04. A partir das 11h, os ouvintes poderão conferir o que a equipe e a apresentadora Dra. Míriam Cris Carlos prepararam para esta data comemorativa.

Excepcionalmente o programa terá duas horas de duração e reunirá diversos depoimentos de pessoas que trabalham ou já trabalharam no programa, de entrevistados e de ouvintes. Além disso, também serão executadas músicas brasileiras que fizeram sucesso quando foram exibidas no programa. Dentre elas, a música “Banguela”, de Zeca Baleiro, “Sabor Açaí”, de Nilson Chaves e “Mercado”, do cantor sorocabano Carlos Madia.

O PROVOCARE FM especial de aniversário foi gravado pelo estúdio móvel no Mercado Municipal de Sorocaba e conta com a participação de diversas pessoas que circulavam no local e fizeram questão de deixar seus depoimentos, contar um pouco das suas histórias de vida e dizer quais são as suas impressões acerca da cultura da nossa região. “A intenção é dar destaque e valorizar ainda mais a cultura popular e, para isso, nada melhor do que ir ao Mercadão que concentra uma grande diversidade cultural”, explicou a apresentadora Míriam Cris Carlos.

Segundo o diretor do programa, Werinton Kermes, uma das maiores dificuldades está em conseguir apoio cultural. “Estamos há tanto tempo no ar porque somos insistentes, pois o apoio que temos é muito reduzido e não é suficiente para manter as nossas despesas. Trabalhamos voluntariamente no projeto porque acreditamos nele”, desabafou. Mas o diretor ressalta as parcerias com a Rádio Cruzeiro FM e com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, que desde o princípio apóia a iniciativa.

Kermes acredita que a cultura é um dos principais elementos para alavancar o desenvolvimento. “É necessário que a sociedade reflita e tenha maior consciência do papel da cultura e da arte nesse processo de desenvolvimento e cidadania. Temos que reconhecer e valorizar a diversidade cultural e entender que todas as pessoas são agentes culturais”, disse o diretor.

O programa é produzido por Luciana Lopez e Isabella Reis, a responsável pela operação técnica do estúdio móvel e pela edição de áudio é Mel Carvalho e a direção geral é do jornalista Werinton Kermes.

Através do site www.cruzeirofm.com.br é possível ouvir a programação em tempo real.

Mais informações pelo blog: http://www.provocarefm.blogspot.com/



Dados e histórico do PROVOCARE FM

Com cerca de 150 produzidos, já passaram pelos microfones do PROVOCARE FM em torno de 210 entrevistados, entre eles artistas, políticos, pesquisadores, produtores culturais, jornalistas, professores e voluntários de ONGs. Já foram entrevistadas também muitas pessoas da comunidade que sempre têm uma boa história para contar e que colaboram para a preservação da memória.

A intenção é sempre em divulgar e valorizar a cultura popular, realizando um panorama geral da sociedade, tratando temas diversos, sempre respeitando e dando espaço e voz para os entrevistados. A palavra “provocare” em latim significa “refletir”, “fazer pensar” e quem deu o nome ao projeto foi a jornalista Maíra Fernandes.

O programa é dirigido pelo jornalista Werinton Kermes, apresentado pela Doutora em Comunicação Míriam Cris Carlos, produzido pelas jornalistas Luciana Lopez e Isabella Reis e a operação técnica é realizada por Mel Carvalho.

É produzido de maneira minuciosa, sempre com ampla pesquisa sobre o entrevistado e o tema que será abordado. Além disso, apresenta uma programação musical especialmente selecionada, que privilegia a música brasileira das diversas regiões do país, principalmente aquelas que estão fora do circuito comercial. Traz ainda quadros de literatura, memória, poesia, folclore, entre outros.

Nesses quatro anos o PROVOCARE FM já conquistou cinco prêmios jornalísticos, sendo três oferecidos pela Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) em parceria com o Grupo Schaeffler, com reportagens da jornalista Luciana Lopez e dois troféus oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba como melhor Programa Jornalístico e Musical de FM. “Nas duas vezes em que participamos fomos vencedores nessa categoria. Esse reconhecimento ao nosso trabalho incentiva a equipe a prosseguir com o projeto, que tem como mote divulgar e trazer a tona assuntos relacionados à sociedade, cultura e arte, sempre com uma programação musical selecionada”, explicou a produtora Luciana Lopez.

O PROVOCARE é hoje uma referência em Sorocaba e região quando se fala em divulgação da nossa cultura e também nas discussões sociais e políticas da nossa sociedade.

A partir deste ano, os programas são gravados pelo estúdio móvel em diferentes espaços de Sorocaba e região que se transformarão em estúdio. Uma praça, uma escola rural, a sombra de uma árvore, o Mercadão e as margens de um rio, por exemplo, são espaços utilizados para as gravações. Uma forma de aproximação com a comunidade e com os ouvintes.



(Escrito pela jornalista Luciana Lopez)

Nenhum comentário: