Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



1 de maio de 2010

DIA DO TRABALHADOR - PROVOCARE FM destaca Carlinhos do Teatro

Notícia publicada na edição de 01/05/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno B



Ele se confunde com a própria história do Teatro Municipal. Na verdade, já trabalhava na Prefeitura, antes mesmo de sua inauguração, em janeiro de 1983. Não começou na área cultural. Foi ajudante de serviços gerais, escriturário e desenhista. Em 1986, passou a desempenhar as funções de oficial administrativo do espaço, onde permanece até hoje. Também produtor, Carlos Alberto Nunes, o Carlinhos do Teatro, como é conhecido, é o personagem do especial de hoje, Dia do Trabalhador, do Provocare, levado ao ar às 11h pela Cruzeiro FM (92,3). A gente tem como foco o artista e tem gente que é muito importante na área cultural de Sorcaba, mas que não aparece muito. Portanto, acho uma homenagem mais do que merecida, comenta Mírian Cris Carlos, a apresentadora do Provocare FM, que completa quatro anos em 2010.

No programa de hoje, Carlinhos rememora passagens, conta curiosidades e fala do ofício que abraçou. A conversa com a apresentadora aconteceu, é claro, dentro do teatro. Tem sido assim desde o começo da atual temporada da produção. Os convidados falam em ambientes externos, como a Represa de Itupararanga, o Mercado Municipal, o Parque Zoológico e a Biblioteca, entre outros. Gravando fora do estúdio conseguimos nos aproximar mais do ambiente do entrevistado e também da comunidade. Eu sempre descrevo os locais, o que acaba sendo um convite para que o ouvinte vá até o espaço, explica Mírian.
No caso de Carlinhos, que muita gente tem na conta de bilheteiro (ele, inclusive, responde pela venda de ingressos, mas acumula tantas funções que pode ser considerado o diretor de fato da casa), a entrevista rendeu bons momentos. Nas mais de duas décadas como administrador de fato do teatro, testemunhou muita coisa.
Conheceu tanta gente famosa, que acha difícil destacar uma ou outra celebridade.
Uma das primeiras apresentações a que o produtor assistiu desde que passou a trabalhar na casa foi, também, a que reservou um dos momentos mais marcantes e inusitados. Em Lição de Anatomia, de Carlos Malthus, o elenco fica nu em cena. Não foi exatamente a nudez que chamou a atenção, mas o fato de eles, antes de entrarem em cena circularem pelo teatro sem roupa. Na época, aquilo provocou uma reação inesperada, mas hoje encaramos tudo com mais naturalidade, lembrou. Essas e outras histórias poderão ser ouvidas no programa de hoje. No site www.cruzeirofm.com.br é possível ouvir a produção em tempo real.
Uma teimosia boa
O Provocare FM existe por teimosia nossa, desabafa Mírian Cris. Em quatro anos de trabalho, o problema financeiro continua dando dor de cabeça à produção. O apoio da Rádio Cruzeiro que nos cede o espaço é imprescindível, mas precisamos de mais patrocinadores para manter nossa equipe. Ainda tiramos dinheiro do bolso para manter o programa no ar, explica a apresentadora. Portanto, todo o apoio é bem vindo. Com cerca de 150 programas produzidos, já passaram pelos microfones do Provocare FM em torno de 210 entrevistados, entre eles artistas, políticos, pesquisadores, produtores culturais, jornalistas, professores e voluntários de ONGs. Já foram entrevistadas também muitas pessoas da comunidade que sempre têm uma boa história para contar e que colaboram para a preservação da memória.
Nesses quatro anos, o programa já conquistou cinco prêmios jornalísticos, sendo três oferecidos pela Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) em parceria com o Grupo Schaeffler e dois troféus oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba como melhor Programa Jornalístico e Musical de FM.
O programa é produzido por Luciana Lopez e Isabella Reis, a responsável pela operação técnica do estúdio móvel e pela edição de áudio é Mel Carvalho e a direção geral é do jornalista Werinton Kermes.

Nenhum comentário: