Está desde abril de 2006 no ar e já conquistou seis prêmios jornalísticos. Tem a direção do jornalista Werinton Kermes, apresentação da doutora em comunicação e semiótica Míriam Cris Carlos e produção de Luciana Lopez.

Em 2011 virá repaginado, com novidades!! Aguardem!!

e-mail: provocarefm@yahoo.com.br



8 de maio de 2010

PROVOCARE FM foi até o Quilombinho

Na próxima quinta-feira, 13 de maio, é o dia que lembramos a abolição da escravatura no Brasil, pois em 1888, nessa data, foi sancionada a Lei Áurea, que tornaria todos os escravos livres.

O PROVOCARE FM lembra a data e dedica o programa deste sábado (08/05) ao tema. O Programa é transmitido pela Rádio Cruzeiro FM (92,3 Mhz) a partir das 11h e pode ser ouvido pela internet, pelo site www.cruzeirofm.com.br, em tempo real.

O estúdio móvel foi até a sede da Ong Centro Cultural Quilombinho, que funciona junto ao Instituto Vila Leão, em Sorocaba, e a apresentadora Míriam Cris Carlos conversou com a presidente da entidade, Rosângela Cecília da Silva Alves.

Rosângela é professora de Educação Infantil e Fundamental na Rede Municipal. Ajudou a fundar o Movimento Negro de Sorocaba no Clube 28 de Setembro e o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba. Formou-se em Educação Física e Pedagogia e realizou Pós-graduação em Artes Aplicadas e em Didática Especial.

O Quilombinho desenvolve atividades que proporcionam aos estudantes do ciclo básico a conscientização de seus direitos e deveres, bem como a identificação da história de seus ancestrais, resgatando valores em busca da real cidadania, independentemente de raça, religião, posição social, gênero ou idade.

A presidente da entidade conta a sua trajetória no movimento pelas causas dos negros e fala também sobre a atuação do Quilombinho, as atividades desenvolvidas, os projetos e expectativas para o futuro. Explica que são trabalhados temas transversais e há interdisciplinaridade nas aulas oferecidas aos alunos. Ela lembra ainda do funcionamento do cineclube, que exibe mensalmente filmes no local.

Rosangela conta um pouco do histórico de discriminação e das conquistas dos negros principalmente em relação ao acesso à educação.

As músicas desta edição estão relacionadas à temática do programa e haverá participação especial dos alunos de musicalização do Quilombinho, que gravaram em coro duas músicas especialmente para o PROVOCARE FM.

O programa foi produzido por Isabella Reis e Luciana Lopez, a responsável pela operação técnica do estúdio móvel e pela edição de áudio é Mel Carvalho e a direção geral é do jornalista Werinton Kermes.

(Escrito por Luciana Lopez)



Alunos de musicalização do Quilombinho


Contato Rosângela
telefone: 3018 - 8090

Nenhum comentário: